O e-mail marketing foi muito usado no início dos anos 2000 para divulgação de empresas, produtos e serviços, mas alguns fatores fizeram essa estratégia ser deixada um pouco de lado, nos dias de hoje ainda vale a pena investir no e-mail marketing? Hoje iremos esclarecer dúvidas sobre o assunto.
Com a disseminação da internet, a popularização das contas de e-mail, e ideia de enviar uma mensagem diretamente para as pessoas falando sobre o que seu negócio poderia oferecer pareceu algo revolucionário, e de fato era, esse contato direto de uma forma rápida e direta facilitaria muito a vida dos empresários.
A grande maioria das empresas adotou a estratégia, e foi exatamente nesse ponto que as coisas começaram a dar errado para o e-mail marketing, uma saturação de e-mails empresariais nas caixas de entrada das pessoas causou o desinteresse em abrir cada um daqueles e-mails, além de muitos deles acabarem parando na caixa de spam. Isso acabava acontecendo devido o conteúdo do e-mail, se ele possuía muitas imagens, muitos links, textos extensos, o servidor o classificava como spam, assim, o usuário provavelmente nem saberia que o e-mail chegou.
E é então que chegamos a grande questão, nos dias de hoje, vale a pena investir nessa estratégia? E eu devo te dizer que sim, ainda vale a pena! E para que seu e-mail marketing não acabe na caixa de spam das pessoas, aqui vão algumas dicas muito importantes:
Como já dito anteriormente, os e-mail marketing acabam na caixa de spam por falhas em sua construção, saber montar seu e-mail marketing faz toda a diferença. O primeiro passo é definir qual é seu objetivo com os e-mails, ter um objetivo traçado norteia todas suas outras ações.
Após definir qual é seu objetivo, defina quem você pretende atingir, quem é seu público? Uma dica muito importante: Fale somente com quem você quer conversar. Conheça seus público, saiba quais são seus interesses, só sair enviando e-mails para pessoas aleatórias não é a melhor ideia. Os chamados bounces, pessoas para quem os e-mails não chegam ou não apresentam nenhuma relevância só tomaram seu tempo e irão adoecer o seu domínio.
Agora você já tem um objetivo e já sabe quem pretende cativar, agora está na hora de construir seu e-mail marketing. Fugir de exageros é essencial, primeiro pelo risco do seu e-mail acabar na caixa de spam, e segundo pela objetividade, no caso dos e-mail marketing, pecar pelo excesso pode ser fatal.
Você pode definir uma imagem que contenha todo o conteúdo a ser passado, que pode estar associada a um texto bem breve, você também pode usar uma imagem que represente seu negócio e desenvolver um texto, também breve, mas que contenha todo o conteúdo a ser transmitido, dados importantes como um número de telefone para contato, o endereço do site da empresa e páginas em redes sociais faz toda a diferença. Os chamados Call to Action poderão ser seus aliados, chamadas como “Saiba mais clicando aqui!”, “Baixe agora!” ou “Saiba mais!” despertarão o interesse.
É muito importante saber quando e quanto mandar, afinal, ninguém gosta de ficar recebendo o mesmo e-mail como mesmo conteúdo sempre. Você pode enviar esse tipo de e-mail com frequência, contanto que em cada e-mail tenha algo diferente, como uma nova informação ou um novo formato.
Acompanhar o alcance dos seus e-mails é extremamente importante, saber se seus e-mails são abertos, se seus links são acessados, ter conhecimento desses dados te auxiliará a melhorar o conteúdo dos seus e-mails.
Com essas dicas você poderá criar um e-mail marketing eficiente e que ajudará no crescimento do seu negócio.
Neste vídeo você também irá adquirir ainda mais conhecimento sobre o assunto.
fonte:https://comunidade.rockcontent.com/boas-praticas-de-email-marketing/
https://www.agendor.com.br/blog/7-tipos-de-email-marketing/
https://resultadosdigitais.com.br/blog/mitos-email-marketing/
https://academiadoecommerce.com/artigo/6-estatisticas-que-provam-que-e-mail-marketing-ainda-funciona
https://www.mailbiz.com.br/e-mail-marketing-ainda-funciona/