Menu fechado

Loja física X eCommerce

No post de hoje apontaremos as principais diferenças entre as lojas físicas e os E-commerces, quais as características de cada um que os tornam atrativos de formas diferentes.

O comércio é um dos negócios mais antigos do mundo, e se manteve como uma potência por toda a história e até hoje, evoluindo junto a sociedade, o comércio também se adequou em tempos de internet, surgiam então as lojas virtuais, os E-commerces.

Desde seu surgimento, os E-commerce vem conquistando cada vez mais espaço e até a preferência de alguns consumidores, mas ainda há quem prefira ir até uma loja para adquirir algum produto, o ponto é que, por enquanto, um não foi capaz de anular o outro.

E quais são as reais diferenças, vantagens e desvantagens entre lojas físicas e E-commerces. Nosso intuito não é influenciar na opção por uma modalidade de compras, e sim, apresentar de forma franca, quais são os prós e contras, também não pretendemos fazer uma disputa entre lojas físicas e E-commerces, mas para que você possa compreender de forma mais simples vantagens e desvantagens, criamos um espécie de placar, para cada tópico citado, ao concluir a linha de pensamento, diremos quem se sai melhor nesse quesito.

Preço

Para começar, vamos falar do que de fato influencia  o consumidor na hora da compra e tempos de crise: o preço. É muito comum ouvirmos, e até dizermos, que um mesmo produto está com um preço muito mais baixo na internet do que em uma loja física, e há uma explicação lógica para isso.
Lojas físicas são caras, não me refiro ao preço dos produtos oferecidos pela loja, e sim na loja em si. Manter uma loja física demanda muito dinheiro, é preciso ter um um lugar para sua loja, pontos comerciais bem localizados não são nada baratos, pontos em shoppings também não saem nada barato. E além dos custos com aluguel, energia elétrica, a decoração da loja, não podemos esquecer dos funcionários, vendedores, caixas, e dependendo do porte do seu negócio, um gerente de vendas. E se você pretende oferecer um atendimento de qualidade, investir em cursos e treinamentos para seus vendedores também vai consumir mais um pouco do seu caixa. Tudo isso são custos, gastos, e todos esses custos serão calculados e embutidos nos preços dos produtos vendidos, esse é o fator que encarece os produtos vendidos em lojas físicas.
Todos esses gastos citados não existem na organização de um E-commerce, não são necessários vendedores, ponto de vendas, e nem nada disso, o que poupa uma quantia muito grande nos custos de manutenção da loja, e esse preço poupado pode ser revertido no preço dos produtos, tornando-os mais baixos e dando espaço para que hajam descontos e promoções.
Existem casos de lojas físicas que também possuem um e-commerce, nesses casos em especial, dificilmente haverá uma diferença de preços entre a loja física e o e-commerce, mas esses são uma exceção a regra, em uma gritante maioria das vezes, você encontrará um preço muito mais atrativo nos e-commerce do que em lojas físicas.
No quesito preço: Lojas físicas 0 X 1 e-commerces.

 

Segurança sobre o produto

Quando vamos a uma loja física, podemos analisar nos mínimos detalhes toda as características do produto, qualidade de material, se for o caso, experimentar, testar o conforto, temos a oportunidade de fazer uma análise minuciosa antes de decidir levar o artigo para casa. Já no e-commerce não temos essa chance, por isso, é muito importante encontrar uma descrição precisa e completa do produto dentro do site, fotos dos detalhes, e se possível, até um vídeo explicativo sobre o produto, e mesmo que tudo isso seja fornecido, ainda haverá uma dúvida sobre como será o produto quando chegar a suas mãos.
Uma estratégia muito usada por compradores é ir até uma loja física, testar o produto desejado, no caso de vestuário, experimentar e encontrar o tamanho certo, e depois, comprar pela internet.
Mas não podemos negar que comprar algo que você está vendo, tocou e testou, traz muito mais segurança e confiança do que comprar algo que ainda não chegou até você.
No quesito segurança sobre o produto: Lojas físicas 1 X 0 e-commerce.

 

Alcance 

A menos que a loja seja de fato muito conhecida, um estabelecimento físico tem um alcance limitado, no máximo alcançará cidades vizinhas, e se conseguirá o feito se possuir uma qualidade de produtos e atendimento muito altas. Já no e-commerce, o alcance é praticamente ilimitado, para ter acesso a uma loja virtual basta ter um computador, smartphone ou tablet com acesso a internet, é possível comprar artigos de e-commerces de outros países, não há fronteiras para as compras online.
No quesito alcance: Lojas físicas 0 X 1 e-commerces 

 

Espera pelo produto 

Na grande maioria das vezes, ao visitar uma loja física, você sairá de lá com o produto desejado em mãos,  exceto por produtos feitos sob medida que demandam tempo para ficarem prontos e produtos encomendados. Já nos e-commerces, o produto terá de ser postado pelos Correios ou por uma transportadora, o que leva tempo, e esse tempo pode se tornar até meses em alguns casos, como em compras feitas em sites internacionais. E essa espera pode se tornar uma tortura para compradores ansiosos. Caso a necessidade do produto neja urgente, comprar pela internet pode não ser a melhor escolha, a não ser que a loja garanta um prazo de entrega, ou você opte por estregas mais rápidas, como o Sedex, e mesmo assim, seu produto não chegará em menos de dois dias.
No quesito espera pelo produto: Lojas físicas 1 X 0 e-commerces 

 

Disponibilidade 

Imagine um estabelecimento que ficasse aberto os sete dias da semana, 24 horas por dia, incluindo feriados, para uma loja física isso é praticamente impossível, já para um e-commerce além de ser possível, isso é um fato, a qualquer hora que você acessar uma loja virtual, ela estará inteiramente disponível para que você faça suas compras. Além do fato de que você estará fazendo compras no conforto da sua casa, sem precisar enfrentar filas, vendedores inconvenientes e qualquer outro fator que te chateie. Sem contar e variedade na disponibilidade de pagamentos, no e-commerces é possível efetuar o pagamento por cartões de crédito e débito, boleto bancário e até por pagamento online como o PayPal, já nas lojas físicas é possível pagar com cartões de crédito e débito e crediário da loja, que também pode oferecer um cartão, que na maioria das vezes se restringe a compras naquela determinada loja.
No quesito disponibilidade: Lojas físicas 0 X 1 e-commerces 

 

Possibilidade de troca 

Se ganhamos algum artigo, e por ventura, seja necessária a troca do produto, se esse produto foi adquirido em uma loja física a troca poderá ser feita com uma facilidade muito maior do que se o produto foi adquirido em uma loja virtual. Para fazer a troca em uma loja física basta se direcionar ao estabelecimento ou a uma filial, tendo o produto em mãos e algum tipo de certificação que comprove que aquele produto foi adquirido naquela loja. Já no caso de troca em um e-commerce, o processo é muito mais burocrático, o produto deverá ser postado de volta para loja, um protocolo com a justificativa da intenção de troca deverá ser aberto dentro do site. E se a intenção de troca foi motivada por um defeito no produto, esse produto ainda passará por uma avaliação para constatar se de fato há um defeito de fábrica. Caso seja uma troca por o um mesmo produto em outra cor ou tamanho, o processo ainda será o mesmo. Um processo burocrático e que pode demorar, trocar produtos adquiridos e lojas virtuais é uma atividade que exige muito tempo e paciência.
No quesito possibilidade de troca: Lojas físicas 1 X 0 e-commerces

Como já dissemos no início deste artigo, nossa intenção não era influenciar na escolha por uma modalidade de compras, e sim apresentar os prós e contras de cada uma, nessa caso, podemos dizer que chegamos a um empate técnico.

É preciso levar em consideração diversos fatores na hora de escolher a modalidade de compras que será mais vantajosa para você, tenha em mente questões como o preço, a urgência da compra e outras motivações pessoais.

Mas se sua intenção é saber que tipo de loja é mais vantajosa para o seu negócio, nós temos uma resposta.

Como foi citado no tópico preço, os custos de manutenção de uma loja física são muito altos, já no caso de um e-commerce, a compra do site mais a hospedagem em um servidor sairá muito mais barato do que os gastos de uma loja física em um único mês.

E nós da Ositeweb podemos desenvolver o e-commerce ideal para o seu negócio, com tudo que você precisa para fazer da sua loja virtual um sucesso. Fale conosco e saiba mais sobre os planos de e-commerce!